quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Fotos da festa que vc perdeu

Pra não deixar minha primeira postagem sozinha (afinal, ninguém se interessa em mensagens de início de blog), já posto uma dica de utilidade pública.

Quem tem Orkut e MSN e nunca recebeu um link apelativo, querendo mostrar fotos suas ou de festas ou de alguma gostosa sem roupa junto com algum link para o download das tais "fotos"? Pois bem, eu já... E não posso dizer que nunca cliquei no impulso, mas, claro, nunca executei as ditas "fotos" com extensão .src, .exe, .com, .zip e por aí vai.

Como nunca fui infectado, nem no Windows em casa e muito menos no Linux aqui no trabalho, não me preocupo em sair atrás de anti-vírus, anti-spyware, anti-cyber-porcarias enviadas pelos amigos já contaminados com estas pragas.

Ao invés disso, sempre pego o link de download do arquivo, vejo em qual servidor ele está hospedado (geralmente é em algum gratuito) e entro em contato com os responsáveis pelo servidor.

Fiz isso duas vezes seguidas (dois links diferentes) com o pessoal do servidor português Sapo e fui atendido (o vírus foi removido) em menos de uma semana, nas duas vezes. Hoje fiz de novo com um arquivo hospedado no Hpg (da iG), entrei em contato com eles e espero que haja alguma resposta positiva.

Resumo da história, tirando o link do vírus do ar, todas as mensagens já enviadas pelo Orkut e MSN perdem a validade, já que ninguém mais pode fazer o download.

Uma outra dica, ainda mais simples é, antes de clicar no link que a pessoa te manda, confirmar com ela se ela realmente tá te enviando aquilo ou se foi o MSN contaminado dela.

Nenhum comentário: