quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Vários IEs juntos

Como já disse, trabalho com programação. Por causa da falta de padronização da Microsoft (quem é do ramo já tá cansado de ouvir), mesmo não trabalhando diretamente com leiautes, preciso testar meu sistema ou site no Firefox e também no IE, o que me toma um bocado de tempo. Como já não bastava ter que fazer isso, o tio Bill agora presenteou-nos com mais trabalho: testar também no IE novo, versão 7.

Aí vem a pergunta: Como instalar o IE6 e o IE7 juntos? Bueno, após pesquisar um pouco na internet achei um tal de MultipleIE da Tredosoft. Bingo! Exatamente o que eu precisava (e aposto que muita gente também).

Funciona assim:
- Faça a atualização do seu IE6 para o novo IE7 (antes que perguntem, meu Windows é original).
- Baixe o MultipleIE, mais ou menos 10,3Mb (link direto para o download).
- Execute o arquivo baixado para instalá-lo. (confira abaixo uma imagem da instalação).
- Pronto!


Simples, não?

Eu instalei só a versão 6 aqui em casa e funcionou muito bem, se eu for também testar em versões arcaicas, aí sim não saio do lugar.

Tem gente por aí falando em baixar uma versão do IE6 zipada (conhecida como standalone) e descompatá-la em uma pasta separada. Talvez alguma versão standalone até funcione, mas testei uma e, pra mim, isso não funciona. Vou repetir: Não funciona! Pois o IE6 vai acabar usando o mesmo mecanismo (engine) do IE7, ou seja, só a carcaça vai ser diferente.

3 comentários:

Anônimo disse...

Bacana. Eu testei uma versão standalone do IE6 e funcionou perfeito. Ele reconheceu todos os hack que coloquei no CSS e já o ie7 manteve o CSS sem hack.

Vou testar essa outra forma citada assim.

Vlw.

Anônimo disse...

Valeu pela dica! Mto bom!

Roberto disse...

Também funciona com o IE 8?